Como aprender qualquer coisa e mais rápido.
Foto: Background photo created by freepik – www.freepik.com
Tem muita informação sendo colocada na internet. Tem tanta gente colocando informação no YouTube que por dia são colocado 197 anos de conteúdo. Isso só no YouTube. Ou seja, estamos vivendo a era da informação.
Mas de que adianta tanta informação se não sabemos o que fazer com ela? Vemos pessoas com mais idade (experientes) perdendo espaço para pessoas mais novas. Há momentos em que passamos por certos desafios e ficamos totalmente sem saber o que fazer. Você se vê perdido e a única coisa que lhe vem à mente é se conformar com a situação e se acomodar. É natural que pensemos assim, passamos a vida toda agindo dessa forma.
Do 0 ao 21 anos da minha vida eu passei no piloto automático. Sempre sendo aquela pessoa conformada com o modelo padrão que aprendemos com praticamente todas as pessoas que nos cercam. Estude, garanta seu emprego, financie sua casinha e tenha seu carrinho. Foi quando nos meus 21 anos foi despertado algo em mim. Eu passei a querer algo diferente e comecei a lutar por isso.
Estudar pela internet pode não parecer tarefa fácil, mas quando se sabe as técnicas certas, acaba ficando mais simples e vantajoso.
Na internet não temos o conforto do professor nos dizendo o que fazer e também não possuímos uma estrutura de estudo que vai do primeiro ao quarto ano de uma faculdade.
Mas a internet tem certas vantagens:
- Se atualiza muito rápido.
- Os gastos são mínimos pois não tem condução, refeições extras e material de estudo.
- Se você tem disponível 2 horas por dia, então você consegue estudar 2 horas pela internet.
Vamos as 4 técnicas para aprender e colher dos frutos delas.
1° Longevidade no estudo.
O primeiro dia que eu consegui estudar 8 horas em casa foi sensacional. Quando eu ouvia falar de pessoas que estudavam isso eu achava incrível. Isso é perfeitamente possível para você.
- Estude 50 minutos e descanse 10 minutos. Se você tentar estudar as 8 horas seguidas, muito provavelmente você sobrecarregará sua mente nas primeiras 3 horas e a absorção do aprendizado fica em praticamente 0%. Você pode começar com 25 de estudo e 5 de pausa até pegar o hábito.
- Café ou chá. Experimente um dos dois. Eles ajudam você a perder aquela sonolência que chega assim que você abre um livro ou liga o computador.
- Músicas. O seu cérebro se distrai e se entedia com muita facilidade. Se você coloca uma música de fundo enquanto lê, estuda ou planeja, o seu cérebro ficará entretido com mais facilidade. É indicado ouvir músicas onde não tenha ninguém cantando, somente sons instrumentais ou sons da natureza. Eu estranhei de início mas agora não fico sem. Aprenda a fazer dos seus estudos um momento feliz.
Você ficará surpreso com os resultados dessas três técnicas simples.
2° Memorização.
- Concentração. Essa é a primeira regra para basicamente tudo que você deseja fazer bem feito. Se concentre no que estiver fazendo para que seu cérebro perceba que aquilo é importante e guarde a informação. Aprecie e curta cada detalhe do que estiver fazendo como um chefe de cozinha aprecia uma comida deliciosa.
- Imaginação. Use da imaginação para deixar as coisas mais interessante. Nosso cérebro gosta de coisas grandes, coloridas e em movimento. As imagens que você lembra da sua infância provavelmente tem uma ou mais dessas características.
- Associação. Nosso cérebro grava por associação. Exemplo: Quando você ouve uma música antiga e começa a se lembrar da sua infância. Quando você ouve a voz de uma pessoa e já começa a ficar nervoso. Quando você entra em um ambiente e percebe que seu humor começa a mudar. Quando você aprender algo novo, associe com algo que já conheça e já esteja bem sólido na sua mente.
- Repetição espaçada. A memória possui a curva do esquecimento. Quando você ouve uma informação pela primeira vez, essa informação fica muito mais fácil de ser esquecida em relação a uma informação que você já ouviu duas ou mais vezes. Ou seja, quanto mais você repete aquela informação, mais ela ficará gravada na sua mente. Acredito eu que esse é um mecanismo do cérebro justamente para fazer uma reciclagem das informações e deixar no passado o que tem que ficar no passado e deixar vivo na sua mente o que deve ficar vivo.
Informação | Tempo de esquecimento |
100% | 0 minutos |
60% | 20 minutos |
40% | 1 hora |
35% | 8 horas |
30% | 24 horas |
25% | 48 horas |
20% | 5 dias |
18% | 31 dias |
Lhe aconselho a trabalhar com revisões até aquela informação ficar bem sólida na sua mente. Existe um aplicativo chamado ankiDroid que lhe ajudará com essa técnica.
3° Escreva as coisas de maneira acumulável.
É muito desestimulante você estudar e não perceber que está juntando informação. O ser humano adora a sensação de estar juntando e odeia a sensação de estar perdendo.
É muito gostoso estudar dando este estímulo para o cérebro.
A alguns anos atrás eu comecei a escrever tudo o que eu aprendia.
Quando eu aprendia algo na empresa, eu escrevia de forma aleatória. De maneira que fica muito difícil encontrar o conteúdo depois. Quando de repente veio a ideia de escrever 10 coisas que são indispensáveis para administrar uma empresa. Fiquei muito empolgado com essa descoberta. Daí criei o hábito de escrever em forma de passo a passo.
Para todo o problema existe um passo a passo de como resolvê-lo (protocolo).
Vamos lá:
- Escreva em forma de lista. Estudando programação eu aprendi que a maioria das coisas estão em forma de lista. Analise os aplicativos. No facebook tem listas de amigos, a linha do tempo é uma lista, lista com imagem, lista com vídeo, lista com texto, lista na horizontal, lista na vertical, lista de produtos sendo vendidos, lista de botões (passou de 1 item já pode ser considerado lista). Observe os outros aplicativos e perceba que eles seguem esse mesmo padrão.
O banco de dados em um servidor possui listas de tabelas, as tabelas possuem listas de registros e os registros possuem listas de atributos.
Uma receita de bolo é uma lista de ingredientes e uma lista de coisas a serem feitas para que o bolo saia bem feito no final.
Duas maneiras básicas de organizar uma lista (Mais importante e protocolo):
- Organize em forma de mais importante (princípio 80 / 20):
80% dos resultados estão em 20% das tarefas de uma empresa;
80% do trânsito está em 20% das ruas;
80% do seu tempo você passa com 20% das pessoas que você conhece;
80% de todo o faturamento de uma empresa está em 20% dos clientes da empresa;
80% dos efeitos que uma pessoa usa no fotoshop estão em 20% das ferramentas.
Esse princípio vale para muitas outras coisas,
Experimente fazer isso agora. Faça uma lista de:
Objetos que você tem na sua casa;
Das pessoas que você passa junto;
Lugares que você costuma passear;
Ferramentas que usa no trabalho;
Do que mais deixa seu cônjuge feliz.
Se você está estudando inglês faça uma lista de palavras e busque saber quais as palavras que mais são ditas pelos americanos, isso lhe permitirá concentrar seu tempo nas palavras mais importantes para que consiga se virar em um intercâmbio por exemplo.
- Organize em forma de protocolo.
Exemplos de protocolos:
Como educar os filhos;
Como ler um livro;
Como montar um armário;
Como fazer arroz;
Como resolver situações no casamento;
Como vender um produto ou uma ideia;
Como organizar uma empresa;
Como limpar a casa;
Como ser mais social;
Como adestrar um cão;
Como lidar com a preguiça;
- Escreva em forma de gráfico. O gráfico mais utilizado é o de colunas.
Se você está administrando uma empresa busque colocar em um gráfico os níveis de organização, produção, vendas, atrasos de funcionários, satisfação dos clientes em relação ao produto, limpeza dos ambientes, lucro bruto, lucro líquido e etc…
Se for uma país: Tenha as colunas (níveis) registrando os níveis de educação, segurança pública, corrupção, gastos públicos, pobreza, desemprego, acidentes de trânsito e etc…
Se você está cuidando da saúde: Tenha as colunas (níveis) registrando os níveis de colesterol, gordura, sedentarismo, tempo de atividade física por mês e etc…
Dessa forma você pode ter um gráfica registrando os níveis para cada mês do ano. Janeiro, fevereiro, março…
Isso é muito útil para ter o controle e perceber que está acumulando algo.
E é claro que o princípio 80/20 também pode ser aplicado nos gráficos. colocando da esquerda para a direita as colunas que são prioridade.
4° Avance.
Uma situação que todos os estudiosos passam é pela fase da confusão. Haverá aqueles momentos em que você achará que nunca irá aprender sobre algum assunto ou conseguir fazer uma tarefa. Saiba que isso é absolutamente normal. Inclusive é um sinal de que você está prestes a descobrir algo novo.
Você precisa aprender a passar por essa fase. Ela sempre virá. Se familiarize com ela. Toda vez que essa sensação ruim vier, diga: pode vir quente que eu estou fervendo. Rs.
Uma técnica simples é visualizar a informação mais de uma vez. Veja uma informação (texto, imagem, áudio ou vídeo). Escreva tudo que você entendeu, mesmo que tenha sido pouco. Agora veja o conteúdo novamente e escreva o que você entendeu ajustando o que você já tinha escrito. Repita esse processo até a sua intuição estiver satisfeita.
Coloque em prática imediatamente o que você aprende para que isso o estimule a continuar aprendendo. Às vezes você fica esperando uma ideia transformadora vir para dar um start na sua vida. E fica desprezando as ideias pequenas. Ao fazer isso, estará neutralizando em você a capacidade mais básica de uma pessoa de sucesso que é a de resolver problemas.
Você não consegue ligar os pontos olhando pra frente; você só consegue ligá-los olhando pra trás (Steve Jobs).
Isso lhe permitirá fazer ajustes nas suas listas, protocolos e gráficos. E saiba que essa palavra é poderosa (ajuste).
Lhe permitirá fazer comparações e perceber padrões. Quer ver? Faça uma lista de 5 pessoas bem sucedidas financeiramente. Faça uma lista para cada um com os hábitos delas. Agora compare os hábitos e perceba um padrão.
Uma coisa é alguém lhe explicar a fórmula do sucesso, outra coisa é você experimentar a sensação de perceber um padrão (fórmula do sucesso).
Espero ter lhe ajudado!
0 Comentários